App Laudelina: tecnologia by Be220 no dia a dia das trabalhadoras domésticas

Themis e Fenatrad levam sua mensagem mais longe com a ajuda da nova solução mobile e web. Conheça o aplicativo Laudelina, desenvolvido pela Be220!

Tecnologia é sobre mudança!

E, se os aplicativos já mudaram nossas vidas pessoais e profissionais, está na hora da transformação chegar onde mais se precisa.

Os aplicativos para causas sociais podem ter diversas funções. Alguns se concentram em disseminar conhecimento, outros em transparência e responsabilidade, entre outras possibilidades.

O aplicativo Laudelina nasceu nas necessidades das empregadas domésticas brasileiras, que precisavam de uma solução de fácil acesso para obter informações e apoio na luta pelos seus direitos.

Conheça essa história!

Conheça a Themis

Sediada em Porto Alegre/RS, a missão da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos é caminhos de acesso à justiça e de fortalecimento da cidadania para e com mulheres que enfrentam as desigualdades raciais, socioeconômicas e culturais.

A THEMIS concentra sua atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento formada por diversos segmentos para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. 

Desde a sua criação, a organização desenvolveu 17 programas de formação de Promotoras Legais Populares e Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs).

Parceria Themis e Fenatrad

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) é uma associação formada por 22 sindicatos e mais uma associação. Ela representa cerca de 7,2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.

A Fenatrad foi parceira da THEMIS na criação do aplicativo Laudelina.

O que é um web app?

Um Web App trata-se de uma espécie de site na internet que se comporta como um aplicativo. Isso significa que é responsivo (adaptado ao mobile) e pode ser acessado pelo navegador.

Um dos diferenciais da Be220 é o desenvolvimento híbrido, pois com o mesmo código fonte, conseguimos desenvolver tanto os aplicativos para IOS e Android, quanto gerar um PWA.

Ou seja, é possível gerar um Web App como um bônus para um cliente de aplicativo mobile. Ou, caso ele queira somente um Web App, fica mais fácil desdobrá-lo para mobile no futuro.

Isso significa economizar tanto em tempo, quanto em custo. 

Veja também: 5 motivos para criar um Web App com a Be220

Laudelina: aplicativo eficiente e de fácil acesso

Na luta por um mundo mais justo e igualitário, a tecnologia chega para somar!

É aí que entra o aplicativo Laudelina.

A ferramenta facilita o acesso às informações sobre os direitos das trabalhadoras domésticas e aproxima essas trabalhadoras dos órgãos de proteção.

Além disso, a nova versão do aplicativo passa a contar com espaço para:

  • vídeos;
  • podcasts;
  • redes de contatos;
  • e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. 

Outro destaque é a tecnologia PWA, que permite aos usuários o acesso mais fácil pelo navegador do celular, possibilitando agilidade e praticidade sem a necessidade de realizar downloads ou de ter uma conexão de alta velocidade.

O Laudelina também já contava com um manual sobre os direitos das trabalhadoras, apresentando a Lei completa com uma linguagem mais acessível e com áudio explicando tais direitos. 

Há também calculadoras de salário, benefícios e demissão, uma lista de órgãos de proteção em diferentes cidades do país e uma rede de contatos de trabalhadoras da mesma região. 

Segundo a Gerente de Projetos da Unidade de Apps da Be220, Betina Prates, a nova versão trouxe um maior número de usuárias para a solução. 

Além disso, agora há mais comodidade para aquelas que ainda não se renderam às “telinhas” dos celulares e permanecem sendo amantes do tradicional computador.

“O desenvolvimento do app foi gradativo e linear. Conseguimos realizar a entrega do aplicativo completo antes do prazo final previsto no cronograma”, conta.

“Tudo isso se deve ao bom trabalho do time da Be220, que se esforçou para que o resultado fosse além do esperado e, também, à comunicação com o cliente, que sempre esteve disponível e forneceu todos os materiais necessários – antecipadamente – para que o processo não fosse interrompido e o objetivo final fosse devidamente alcançado”, complementa Prates.

Leia mais sobre o mercado de aplicativos no Brasil e no mundo

Tecnologia pela mudança!

Segundo Denise Dourado Dora, membro do Conselho Diretor da THEMIS, o aplicativo Laudelina é decisivo neste momento da história da organização. 

“Ganhamos muito em conteúdo, em consistência e em capacidade”, destaca.

“Vivemos uma expansão do mundo da tecnologia, temos muito mais acesso à informação do que tínhamos antes e em um pequeno aparelho. E, para os direitos, o papel da informação é fundamental. Então, o aplicativo Laudelina é um instrumento para garantir a entrada nesse mundo de direitos, benefícios, defesa e conhecimento para 8 milhões de trabalhadoras domésticas”, complementa Dora.

Para a presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Luiza Batista, o lançamento do aplicativo Laudelina foi excelente para as trabalhadoras:

“Pode-se pensar ‘O que tecnologia tem a ver com trabalho doméstico?’. Tudo! Esse aplicativo foi, inclusive, inspiração para outros países. As companheiras de México, Peru e Colômbia também criaram seus aplicativos inspirados no Laudelina”, analisa.

“Foi um desafio lançar esse aplicativo, pois sabemos as dificuldades que nossas companheiras têm, como ter um bom celular e internet, por exemplo. Mas tivemos uma adesão muito grande, de cerca de 35 mil acessos, no aplicativo Laudelina”, complementa Batista.

Para a Gerente de Projetos da Unidade de Apps da Be220, ter feito parte da história do app Laudelina é motivo de orgulho:

“A satisfação em ter feito parte da construção da nova versão do App Laudelina não é apenas profissional, mas, principalmente, pessoal. Laudelina é mais que um app, é a representação de poder e igualdade. Laudelina é a possibilidade dar fala àquelas que muitas vezes são caladas”, destaca Prates.

Por que “Laudelina”?

Laudelina de Campos Melo foi uma ativista do movimento negro que sempre lutou pelos direitos das mulheres. Em 1926, na cidade de Campinas, em São Paulo, ela criou a primeira associação de trabalhadoras domésticas do Brasil. 

É por isso que, hoje, ela dá nome ao que tem como objetivo orientar as domésticas sobre os seus direitos!

Reconhecimento: Equals in Tech Awards

A versão inicial do Laudelina, agora atualizado, já havia sido reconhecida pelo formato inovador!

Em 2020, o aplicativo venceu o prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital”. 

A premiação é uma das mais importantes do mundo para projetos de tecnologia que buscam reduzir a desigualdade entre homens e mulheres. 

Na mídia

O lançamento oficial do App Laudelina contou com cerimônia na sede do TRT-4ª Região, em Porto Alegre.

O diretor executivo da Be220, Diego Vilela, estava presente e prestigiou o evento. 

lançamento app laudelina

“Para nós, é sempre importante apoiar causas relevantes para a sociedade com o que temos de melhor: o conhecimento em tecnologia do time da Be220”, comemorou.

A novidade também ganhou destaque no jornal Zero Hora, na coluna Informe Especial, da jornalista Juliana Bublitz.

Responsabilidade social

A Be220 faz questão de contribuir com a nossa sociedade. Por isso, coloca a sua expertise a serviço de diversas causas importantes.

Além do App Laudelina, que tem um importante papel junto às mulheres e, em especial, às trabalhadoras domésticas, nós também desenvolvemos o aplicativo Gente Ajudando Gente, de valorização da vida e saúde mental.

E ainda trabalhamos em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga para desenvolver projetos exclusivos de tecnologia para o programa Vida Urgente.

Leia mais sobre as parcerias de responsabilidade social da Be220

Vertical Mobile: apps para conquistar o mercado

Conheça alguns dos principais benefícios que ter um aplicativo próprio da sua empresa pode trazer aos seus negócios:

  • Proximidade no relacionamento com o cliente;
  • Fidelização de clientes;
  • Otimização das vendas;
  • Fortalecimento da marca no mercado;
  • Exploração de diferenciais competitivos;
  • Modernização dos processos;
  • Escalabilidade do negócio.

Com um aplicativo, é possível enriquecer as relações da sua empresa com os clientes e aumentar o engajamento a longo prazo com a marca.

Saiba mais sobre a Vertical Mobile da Be220

Aplicativos exclusivos são com a Be220!

Na hora de desenvolver um aplicativo para a sua empresa, a exclusividade é um diferencial.

E isso a gente alcança através da exclusividade. Aqui na Be220, o cliente faz parte do nosso time!

Dessa forma, o app da empresa deve refletir a imagem da sua marca. E, ainda, atender às regras do seu negócio, apresentando as soluções que você busca. 

É por isso que o design da Be220 tem como marca a compreensão da necessidade do cliente. Assim, conseguimos projetar apps personalizados de acordo com os objetivos e dores da sua empresa.

Além disso, esse trabalho é realizado lado a lado com o desenvolvimento, que conta com testes para garantir o bom funcionamento de todas as suas soluções.

A Be220 tem diversas soluções digitais para cumprir esse objetivo com sucesso e já atende marcas como Itaipu Binacional, Smark Saúde, Purificatta e Pedro Janot, entre outros projetos.

Atuamos com a criação e o desenvolvimento de projetos exclusivos em quatro principais verticais de negócios: mobile, web, tech e design. Dessa forma, oferecemos soluções em:

Aplicativos para celulares iOS e Android;

Aplicativos Web (PWA – Progressive Web App);

– Aplicativos para IoT (Internet das Coisas);

– Discovery (Concepção e validação de projeto em escopo e fluxograma);

– Consultoria para MVP (Produto Mínimo Viável);

– Desenvolvimento de API;

– Integrações com plataformas diversas;

– Suporte e gerenciamento de produtos digitais;

– Design de interface;

– Pesquisa de experiência do usuário;

– Criação de identidade visual para lançamento de projetos.

Quer conhecer mais sobre a Be220? Entre em contato com a gente!

compartilhe: